quarta-feira, 10 de março de 2010

Clássicos - Terra Cresta (1985)

Nesta rubrica denominada como clássicos falaremos eu e quem quiser participar, não só em shmups mais antigos mas também em jogos mais recentes que de algum modo tenham adquirido esse estatuto de clássico da vossa parte.

Para começar bem nada melhor que um dos meus shmups mais memoráveis das Arcadas, o Terra Cresta de 1985 da editora Japonesa Nichibutsu!


Terra Cresta foi um dos primeiros videojogos que joguei.. e para aqueles que não me conhecem pode dizer-se que a minha vida de jogador começou nas maquinas dos salões quando ainda nem sequer tinha idade para lá estar.
Sem conseguir precisar bem os anos em que descobri este fantástico titulo pela primeira vez (1985/86), eu deveria ter ai uns 10 ou 11 anos!


Terra Cresta é um dos primeiros títulos das Arcadas com a imagem totalmente colorida, os fundos negros começavam a fazer parte da historia, tal como o Moon Cresta que foi o jogo original desta serie da Nichibutsu em 1980.

(Imagem de Moon Cresta):


Terra Cresta é um shmup vertical para 2 jogadores, um de cada vez,  jogando com o stick + dois botões, um é o disparo e outro faz a separação das naves.

A separação das naves não é possível no Moon Cresta, que para quem conhece consiste em montar 3 naves uma em cima da outra triplicando o poder de fogo.

Já em Terra Cresta é possível coleccionar até 5 naves/partes formando a Águia, uma invencibilidade que dura alguns segundos. A separação das naves é só para aumentar o poder de fogo disparando tiros em varias direcções e de alguma forma protegendo melhor a nave mãe que é a única que não pode ser atingida nos segundos em que as naves estão separadas, pode-se separar as naves por três vezes em cada fase.


Terra Cresta não têm níveis o jogo é continuo e infinito contendo três bosses, e é aqui que tenho que acabar por falar no amigo João Pereira que com uma moeda se quisesse passava a tarde inteira a jogar virando o jogo vezes e vezes sem conta!

Ele tinha tudo decorado sabia de onde saiam os inimigos sabia os momentos em que tinha que formar a Águia e os momentos em que tinha que perder depreposito duas naves pois só assim voltava a conseguir formar a Águia e a ficar pronto para enfrentar novamente o segundo Boss que ele dizia rindo.... que era o mais difícil e que desde logo o alcunhou de meu RIVAL!!

( o terrível Rival ):


Terra Cresta teve mais algumas "sequelas" como o Terra Force (Arcade), Terra Cresta 2 ( Nec PC-Engine) e o Terra Cresta 3D (Sega Saturn).

Hoje em dia se não são os felizardos possuidores de uma replica Arcade de Terra Cresta podem dar uma espreitadela neste jogo na sua versão para a NES, Commodore 64, ZX Spectrum ou Sharp X68000....  Mesmo assim se não tiverem nenhum destes sistemas em casa......... épa existe o Emulador Mame porque jogos destes não se podem perder no tempo!


Caro leitor se gostaste deste artigo, se gostas de shmups, se te identificas com este espaço e queres escrever algum artigo como este ou qualquer outra coisa relacionada com shoot 'em ups contacta-me pois terei muito gosto em publicar o teu artigo ou contar a tua historia.

6 comentários:

  1. @Luis

    Há uns mais classicos que outros!

    E tu quando falas num clássico do teu tempo ?

    ResponderEliminar
  2. eu passei a minha infância no fliperama jogando terra cresta quantas e quantas vezes apanhei do meu pai quando estava matando o multi braços este e meu jogo preferido....
    fico muito feliz em compartilhar isso com todos vocês...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Marcos, esse boss multi-braços era o terceiro do jogo. Bem mais facil que o "Rival" ;)

      Eliminar
  3. como faco pra jogar novamente,existem cds com esse jogo que joguei na minha infancia

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails