domingo, 10 de janeiro de 2016

5 linhas de: Sturmwind (Dreamcast)

Nas ultimas semanas experimentei finalmente o Sturmwind da consola Dreamcast. Um aguardado shoot n´up que esteve vários anos em desenvolvimento e que teve o seu lançamento em Abril de 2013 na Dreamcast. É um jogo Indie desenvolvido pela Duranik e inicialmente planeado para a Atari Jaguar mas que acabou na ultima consola da Sega 16 anos depois!!


Quando das primeiras imagens e vídeos de Sturmwind ainda em 2010, este incrível jogo despertou logo grande interesse na comunidade devido ao ambiente fantástico 2D que já demonstrava e que demorou a chegar aos jogadores com alguns posteriores adiamentos que o jogo foi sofrendo até ao lançamento em 2013. 

Sturmwind é um jogo indie "Made In Germany" mas que facilmente passa por um jogo de um grande estúdio tal é a sua qualidade geral. Visualmente o jogo é magnifico e bastante longo com muitos níveis no modo Normal que  garante jogo e desafio para bastante tempo. Graficamente parece incrível o que a consola Dreamcast consegue fazer com os "backgrounds" dos níveis muito bem compostos e movimentados que funcionam por vezes como uma distracção para o jogador. Os bosses também existem e são bastantes, muito completos confirmando a ideia que Sturmwind foi uma entrega muito bem planeada.

Nos aspectos sonoros a coisa continua em alta com uma banda sonora fabulosa com um bom par de batidas electrónicas que ficam no ouvido. Musica composta também na Alemanha pelo grupo Five0Five .

Já na jogabilidade perdoem-me mas essa não esta ao nível gráfico e sonoro que Sturmwind apresenta. Não é um problema..., ou então a qualidade visual e sonora é mesmo de outra galáxia. Aqui Sturmwind faz-me lembrar um outro jogo recente que é uma delicia visualmente mas que depois na jogabilidade existe alguma coisa que não acompanha o resto... conhecem o Sine Mora ?

Sturmwind tem o handicap de suportar apenas um jogador. Às armas são três para além da bomba e de uma espécie de potencia que pouco serve. Pelo menos eu pouco a usei! Não existem upgrades para os tiros a não ser uns pequenos satélites que podemos apanhar para uns tiros extra. O tiro principal é direccional no sentido em que podemos coloca-lo na traseira o que dá imenso jeito para os inimigos que nos apanham pelas costas. Não existem escudos, ou melhor são as armas que funcionam como escudo já que cada vez que somos atingidos perdemos uma dessas armas principais. Ou seja acabamos por ter basicamente três vidas por vida. Entenderam ? É uma ideia um tanto esquisita e que não me lembro de ver em outro shooter mas existe em Sturmwind.

Resumindo, Sturmwind é um shump que merece sem duvida ser jogado. Os visuais são o seu ponto forte embora por vezes possamos achar que prejudicam o jogabilidade geral pois nem sempre sabemos onde podemos embater sem perder uma vida com tanta distracção visual que corre no ecrã. Agora por todo o "saudosismo" de pegar ou não numa Dreamcast, este Sturmwind têm estaleca para merecer um lançamento digital e físico em mais plataformas... e esse acaba mesmo por ser o ponto mais negativo. Pois Sturmwind merece chegar a mais jogadores...


Deixo-vós com o 1 nível do modo Arcade de Sturmwind em 1080p/60fps via emulador "Onde anda a minha Dreamcast ?" ;)


1 comentário:

Related Posts with Thumbnails