segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Análise/Review: DoDonPachi Resurrection (iPhone/iPod)

DoDonPachi Resurrection chegou à App Store em fins de Agosto passado. É o segundo bullet hell da Cave a chegar à plataforma da Apple e depois de EspGaluda II no inicio deste ano. 

Tendo eu já o meu iPod Touch é lógico que um dos primeiros shmups que experimentei foi esta versão de DoDonPachi para o iPhone/iPod e que tenho jogado com alguma regularidade nas ultimas semanas... chega agora bem a tempo de uma review ou análise aqui no Um Tiro Neles!...

ARE YOU READY?


Disponível tanto para o iPhone, iPod ou iPad, DoDonPachi Resurrection é um jogo que retira o melhor destas maquinas rodando apenas a partir do iPhone 3GS e iOS 3.1.3!

Sinceramente digo-vós já que não existiu nada que eu gosta-se menos!!! Este DoDonPachi Resurrection mesmo eu tendo pouco experiência em jogos no iPod arrisco-me a dizer já que é facilmente o melhor bullet hell que podem encontrar na App Store. Não que os outros jogos disponíveis sejam fracos, este é que é mesmo superior... :)


GRÁFICOS: 

Graficamente e porque é um jogo Arcade adaptado para o iPhone não existe o suporte para a retina display, o que não invalida a sua qualidade ou tenha qualquer problema já que o jogo têm gráficos impressionantes e rápidos. Muitas balas muitas cores como vocês conhecem já dos jogos da Cave, e rapidíssimos sprites gráficos que tornam DoDonPachi Resurrection um jogo incrível de trazer dentro do bolso.

Talvez existam alguns ligeiros abrandamentos durante os normais 25 a 30 minutos de acção do jogo que é o tempo que demoramos a completar a campanha de DoDonPachi. Talvez até seja resolvido em futuros updates, no entanto acho que será mais normal a maioria dos jogadores não notar rigorosamente nada.

Nas opções temos três tamanhos da tela que a mim pessoalmente não me parecem afectar qualquer qualidade gráfica do jogo. Independente da opção escolhida, e eu que optei quase sempre por jogar na mais larga (aquela que disponibiliza a tela maior no jogo).


SOM:

No campo sonoro a coisa é igualmente boa...hihih. E não era preciso o recente update que a Cave deu ao jogo com a adição de novas musicas, já que o jogo cumpria muito bem com às suas duas techno bandas sonoras (Arcade e iPhone Mode).

Não querendo destacar nenhuma faixa da banda sonora prefiro guardar esses destaques todos para às incríveis introduções em certos momentos do jogo feitas pelas vozes femininas. Em Inglês ou Japonês o resultado é deliciosamente audível e é um daqueles casos em que fico a perguntar quem são elas, às raparigas ?


JOGABILIDADE:

No campo das opções temos dois modos de jogo, Arcade Mode e iPhone Mode. Em Arcade Mode dispomos de três níveis de dificuldade e de três naves a escolha, cada uma com três combinações diferentes de armamento que nós dão uma abertura diferente em cada jogo conforme a opção seleccionada! Tudo perfeitamente suportado pelas leaderboards no OpenFeint.

A versão iPhone Mode adiciona ao jogo uma nova arma (Hyper Cannon). Um tiro devastador que podemos até direccionar durante alguns segundos num grande ângulo de destruição! Numa palavra é Espectacular!!! Temos ainda o tiro de laser para ambas às versões, que como devem de saber é essencial para passar pelos tiros de laser dos nossos inimigos e bosses.

Claro que como é habito na Cave existem os Scores System e os seus multiplicadores que nos permitem das mais variadas formas atingir incríveis records de pontuação. E algo que não se aprende facilmente mas que definitivamente torna únicos estes bullet hell da Cave.


CONTROLES:

Chegando aos controles do jogo e por tratar-se de um jogo para um ecrã touch, o tiro da nave é sempre automático e continuo.
Para o resto e conforme às opções escolhidas temos botões para às bombas  para o laser e hyper cannon. Podemos inclusive definir o local de disposição dos botões, o que a mim me dá um jeitaço do caraças já que sou canhoto :)

O controle da nave é feito por toque tipo relativo onde não é preciso colocar o dedo em cima da nave para a controlar e o resultado é muito bom.

Talvez por eu ser um velho jogador Arcade ninguém me ouvirá dizer ou escrever tão cedo que prefiro jogar ao toque em detrimento dos velhos Arcade Sticks e botões das cabines Arcade. E totalmente diferente a experiência dai resultante no entanto o controle por toque na tela óptica do iPod dá uma boa tareia em muito e muitos gamepads de consolas que por ai andam. Com um dedinho apenas fazemos maravilhosas gincanas por centenas de balas inimigas bem como eu gosto.

Incrível... mas até aqui há bem pouco tempo atrás eu jamais pensaria que isto fosse possível de assistir!!!

CONCLUSÃO E NOTA FINAL:

Não é todos os dias que vemos jogos destes a chegar a App Store. Não é também todos os dias que vimos shmups, esse género glorioso de jogos do passado aparecer em maquinas recentes e das gerações mais novas como são por exemplo os iPod Touchs. Se isto surge como uma forma de manter o género vivo com a consequente conquista de novos jogadores... só tenho que aprovar a ideia e congratular todos os responsáveis por tal feito. E a Cave esta de parabéns por conseguir trazer tudo isso da melhor das formas possível para a plataforma Apple iOS. 

E mesmo não sendo este um jogo ao preço do tal cafézinho que tantas vezes falo... é no mínimo um jogo ideal para vocês levarem para o café e mostrarem aos vossos amigos o que é que o vosso iPhone é capaz de fazer, e o que é um jogo como o DoDonPachi Resurrection!


É Medalha de Ouro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails