quarta-feira, 17 de março de 2010

Clássicos - P-47 The Phantom Fighter (1988)

Há clássicos e clássicos e por isso se tivesse de dizer qual era o "tal" jogo das maquinas Arcade alvo das minhas preferências e jogo favorito numero 1, só podia ser este P-47 The Phantom Fighter de 1988 da Jaleco...


Este jogo também conhecido no Japão por P-47 The Freedom Fighter levava-nos ao conflito bélico da 2ª Guerra Mundial com uma recriação espectacular de alguns dos tanques, barcos, helicópteros e aviões da altura num shmup que corre na linha horizontal.

O jogo que pode ser jogado a dois, além do joystick têm dois botões referentes a arma primaria e secundaria, ambas com munições infinitas sendo que a arma primaria não têm upgrades e é composta por um tiro único do inicio ao fim do jogo.
Já a arma secundaria é composta por bombas e misseis que vamos apanhando ao longo do jogo e que vamos usar conforme os inimigos sejam eles terrestres ou aéreos.

(Na imagem seguinte aparece o motoqueiro-maluco-nazi que era sempre alvo de risota, vejam se o descobrem... ) 


P-47 é um jogo que requer grande concentração, porque os inimigos surgem de todos os lados, especialmente nos níveis finais existe uma grande aglomerado de balas inimigas para nos dificultar às gincanas aéreas a bordo do magnifico e levezinho P-47.

Graficamente o jogo alterna por assim dizer entre o dia e a noite, com níveis que decorrem no alto mar com a azul do céu bem patente, outros níveis são ao por do sol, de noite, e até alguns com dias bem cinzentos.


Ao todo são 8 níveis cheios de tiroteio com os tradicionais bosses de final de nível que são tanques e avioẽs gigantes, alguns barcos e comboios todos com artilharia da pesada!
Alguns bosses voltam para um segundo reencontro mas a largarem muito mais balas claro... :)

Talvez o som seja o ponto mais fraco do jogo mas isso também é algo que não compromete, porque afinal trata-se de um clássico que a nível pessoal tive oportunidade de o jogar em duas épocas diferentes...

Logo nos anos de 88/89 apanhei o jogo numa maquina Arcade velhíssima que só me dava arrelias por assim dizer..... :)
A maquina desligava-se sozinha, papava moedas, bloqueava, os botões encravavam... jogar um jogo completo na maquina era pura sorte sem que algo de mau não acontece-se. O vicio era tão grande que mesmo assim muitas e muitas moedas perderam-se sem qualquer proveito.
Era um jogo de sonho numa maquina de treta...

Felizmente que uns 2 ou 3 anos mais tarde voltei a reencontrar este amado jogo noutro café e ai sim a vingança foi completa tendo chegado a virar o jogo varias vezes. Afinal este era o meu shmup favorito :)


P-47 teve uma sequela nas Arcade que eu nunca cheguei a encontrar chamada de P-47 Aces em 1995 também da Jaleco.

Quanto às versões para os PCs e consolas saíram para a NEC PC-Engine, Commodore 64, Amstrad CPC, Atari ST, Sinclair ZX Spectrum, e Commodore Amiga.

P-47 além de ser "aquele" jogo pessoal é também um titulo importatíssimo nos shmups que se seguiram. E hoje por exemplo um dos clássicos mais recentes como o Under Defeat de 2005 têm óbvias semelhanças com este fantástico titulo.

Quem diria que eu gostando mais de shmups verticais tenho como shmup de eleição um horizontal..... P-47 I love you :)

Caro leitor se gostaste deste artigo, se gostas de shmups, se te identificas com este espaço e queres escrever algum artigo como este ou qualquer outra coisa relacionada com shoot 'em ups contacta-me pois terei muito gosto em publicar o teu artigo ou contar a tua historia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails