sábado, 13 de março de 2010

Clássicos – Truxton/Tatsujin (1988)

0001Truxton/Tatsujin foi um dos primeiros senão o primeiro shmup que joguei (bons velhos tempos), foi desenvolvido pela extinta Toaplan e licenciado para a Taito e Romstar para produção e distribuição. 

De referir que quando a Toaplan faliu os seus ex-funcionários juntaram-se e fundaram varias empresas como a Cave, 8ing/Rainzing, Takumi e Gazelle.

O jogo saiu originalmente nas arcades em 1988, saindo depois para Mega Drive e TurboGrafx-16/PC Engine, teve uma sequela (Truxton II/Tatsujin Oh) em 1992 que saiu apenas para arcade e para o computador Japonês FM-Towns.

0008truxton_a 










O jogo era non-stop, ou seja não tinha os habituais finais de nível onde temos os bónus por não ter usados as bombas todas. Só no scoreboard é que se sabia até que zona do jogo tínhamos chegado. Talvez, a meu ver o único ponto negativo no jogo, uma pausa de 30 segundos fazia jeito para descansar os dedos, lol.

00050006

00470012

O jogo tinha 3 tipos de armas diferentes (vermelha, azul e verde), cada uma podia ter 2 upgrades sendo necessário recolher 5 letras “P” para cada upgrade. Em cercas áreas do jogo se se tivesse a arma certa era possível obter uma vida extra.

Tinha também a bomba que praticamente todos os shmups tem para as situações mais apertadas, que ao ser usada formava uma caveira, sendo uma das imagens de marca do Truxton.

Foi e continua a ser um jogo muito bom e que ainda hoje em dia de vez em quando o jogo. Infelizmente actualmente é quase impossível encontrar o Truxton nas arcades, deixando como única solução para jogar este clássico a emulação.

1 comentário:

  1. Também gastei algumas moedinhas neste jogo :) no entanto foge um pouco dos "meus clássicos"


    Tenho que começar a pensar qual vai ser o próximo clássico que vou falar...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails