sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mushihime-sama Futari Ver 1.5 : Análise

E como prometido trago-vós hoje a primeira análise (review) de um jogo aqui no "Um Tiro Neles!"...

Introdução:

A escolha para esta grande estreia é o shmup vertical Mushihime-sama Futari Ver 1.5 da Cave que foi lançado para a Xbox 360 no passado mês de Novembro de 2009 no Japão.
Esta edição do jogo é Region Free podendo pois ser jogada em qualquer Xbox 360 do planeta!


Aqui em casa é um shmup que tenho jogado regularmente nos últimos 3 ou 4 meses, e que para quem conhece a Cave e os seus jogos este é desde logo visualmente reconhecido como sendo um jogo desta emblemática empresa Japonesa.

O original Arcade (Cave CV1000) data de 2006 sendo que esse já era uma sequela de um outro jogo de 2004 (Mushihime-sama, na PS2 e Arcade). A versão 1.5 é a ultima e também aquela que foi convertida para a Xbox360 e que é alvo desta análise.

Historia:

Falar do argumento do jogo torna-se um pouco difícil já que praticamente todas as legendas/letras do filme são em Japonês sendo que o tema é uma guerra entre perigosos insectos e humanos envolvendo rapariguitas bonitas, príncipes e princesas bem ao gosto oriental.

Modos de Jogo:

Existe basicamente duas, a versão Arcade 1.5 e uma versão especial "arranjada" para a Xbox360.


Este "Arrange Mode" possibilita que um jogador possa jogar com algumas regras especiais. Por exemplo é possível trocar com o jogo a decorrer às personagens Reco ou Palm, bem como o jogador se for tocado por um tiro ou invés da morte certa é lançada uma bomba automáticamente (isto até haver bombas que cheguem).

Todos os modos de jogo possuem três níveis de dificuldade (Original, Ultra, Maniac) que alteram a velocidade, a densidade e os padrões que às balas fazem no ecrã.

Falta ainda uma terceira versão do jogo chamada "Black Label" que é adquirida só através do Xbox Live. (1200 pontos).

Claro que como é habitual na Cave não faltam neste jogo também os habituais "Scoring Systems" que muitos jogadores apreciam de uma forma muito particular...

Controlos:

São utilizados três botões no comando da Xbox360, um para a bomba, outro para o disparo largo e outro para o disparo mais concentrado, este a fazer com que a nossa personagem se mova mais lentamente... é DonPachi.
Os PowerUps são apenas mais potência no tiro não havendo aqui qualquer tipo de mudança. Apenas há a possibilidade de escolher entre dois tipos de disparo no inicio do jogo, tal com o numero de personagens que são apenas duas (Reco ou a Palm).

De resto pode-se usar o stick esquerdo ou os botões de controle conforme às preferências do jogador. Ambos são bons e de resposta rápida não havendo nada a dizer.

"Existe também um Arcade Stick da Hori alusivo ao jogo":



Gráfismo e Som :

Os gráficos são mel para os olhos, verdadeiramente esplêndidos com animações de encher o olho. Cores muito bonitas nas balas entre o roxo e o cor de rosa, e bosses muito bem detalhados visualmente no meio de óptimas e grandes explosões!

Todo este brilhantismo visual é retirado da placa Arcade Cave CV1000, que no original deve de andar perto dos seus limites gráficos. É mesmo difícil encontrar um shmup 2D com melhor aspecto que este novo Mushihime-sama. (existem muitos vídeos no Youtube que podem ver e que confirmam isso mesmo)

A musica é quase que a cereja no topo do bolo... "às vezes dou comigo a assobiar alguns dos temas desta magnifica trilha sonora", especialmente a musica do nível 4... Muito boas para um shmup!!!

Esta OST até já foi lançada em CD por isso se tiverem interessados é só procurarem.

O seguinte vídeo foi gravado por mim "vou tentar melhorar às gravações e a minha performance enquanto jogador numa das próximas vezes" :) Jogado em Arrange Mode/Novice/Original (é o mais fácil....lol) :
 

Jogabilidade e Nota Final :

A jogabilidade afinal é um "Cave Game" e por isso não é certamente do agrado de todos os shmup maníacos, há que experimentar ou ver antes de comprar. É um jogo que têm o seu publico fiel já garantido.

Não acho que o jogo seja difícil, pelo menos no modo Original já que em Maniac ou Ultra é de loucos como devem de calcular. Sendo um Bullet Hell dá para equilibrar muito bem a dificuldade entre a destreza do jogador e os modos de dificuldade disponíveis.

Ao todo são cinco níveis e cinco bosses que dá cerca de 25 minutos de jogo. Ideal pois para uma jogatana depois do cafézinho do jantar num daqueles dias mais stressantes.

Já devem ter percebido que pessoalmente gostei muito deste jogo, muito desafiante e com bons modos de jogo que alguns dizem pertencer ao melhor shmup editado nestes anos todos após Ikaruga, e outros afirmam que o boss final é o mais difícil de todos os tempos!!!!

Eu particularmente não concordo muito com nenhuma dessas afirmações, mas no entanto Mushihime-sama Futari Ver 1.5 é um óptimo shmup vertical da Cave que facilmente fica no lugar mais alto do pódio aqui no Um Tiro Neles!

É MEDALHA DE OURO:


Comprem o Mushihime-sama Futari Ver 1.5 na Play-Ásia.com

PS: Se algum visitante ou leitor quiser contribuir com uma review pessoal de algum shmup ou algum rail shooter, assim ao jeito do que eu fiz nesta análise Contactem-me, pois terei muito gosto em publicar o vossa escrita.

2 comentários:

  1. Boa rubrica que estás a estrear.

    Sem querer ofender o designer, sugeria apenas que repensassem a "medalha"... tem pouco contraste e mais parece uma omolete ao longe! :)

    Devia ser mais identificativa e facilmente perceptível (e fico-me por aqui que também não sou designer e portanto... :)

    ResponderEliminar
  2. Sim isso foi desde o inicio logo dito, a cor da medalha está muito clara, e acontece o mesmo com a medalha de prata.

    Por agora é o que temos, mas no futuro vai haver melhorias. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails